Equipe – Direção

Direção


Diretora-Geral

Joana Célia dos Passos

Vice Reitora da Universidade Federal de Santa Catarina. Possui mestrado (1997) e doutorado (2010) em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pós-doutorado na Universidad Nacional Autonoma do México (UNAM). É intelectual orgânica do Movimento Negro. Foi coordenadora do Curso de Pedagoia e Diretora do Centro de Ciências da Educação. Atual vice-reitora da UFSC. É pesquisadora no Grupo Alteritas: Diferença, Arte e Educação, do Núcleo de Estudos da Violência (NUVIC) e do Instituto de Estudos de Género (IEG). Foi consultora da UNESCO e do PNUD na formulação de políticas de educação de jovens e adultos. Coordenou a formulação e implantação do Programa Saberes da Terra na SECAD/MEC (2004-2008). É membro da Red Interuniversitaria Educación Superior y Pueblos Indígenas y Afrodescendentes en América Latina (RED ESIAL) e membro associada à Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN). É também membro do Comitê Científico do Centro de Estudos da Sociedade, Universidade e Ciência (SOU Ciência) da UNIFESP. Coordena a Red de Investigaciones Afrolatinoamericanas (RIALA). É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da UFSC. Em 2022, foi agraciada com o Prêmio Mulheres Brasileiras Fazendo a Diferença pelo Consulado e Embaixada dos Estados Unidos. Desenvolve pesquisas em Educação e Relações Raciais e ações afirmativas, com foco na população negra.

Vice-diretora

Karine de Souza Silva

Professora dos Programas de Pós-graduação em Direito e em Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisadora Produtividade em Pesquisa PQ CNPq. Realizou Pós-Doutorado na Katholieke Universiteit Leuven e na Université Libre de Bruxelles, Bélgica. Doutora e Mestre em Direito Internacional pela Universidade Federal de Santa Catarina; Fez Estágio Doutoral na Universidad de Sevilla /Espanha. Fez Pós-graduação lato sensu na Universidad Internacional de Andalucía, Espanha. Professora visitante da Universidade Técnica de Moçambique, da Middlebery University, nos Estados Unidos, Universidade do Minho, em Portugal, da Universidade de Pisa, na Itália, da Universidad de Valladolid, Espanha, entre outras. Atuou como assessora do Gabinete de Transição do Governo Lula, na Pasta de Relações Exteriores. É coordenadora do “EIRENE – Centro de Pesquisas e práticas Decoloniais aplicadas às Relações Internacionais e ao Direito Internacional”, e do projeto de extensão “Núcleo de Apoio a Imigrantes e Refugiados” (NAIR/Eirenè/UFSC). É membro da Associação Brasileira de Pesquisadores Negras e Negros/ABPN. É professora da Cátedra Sérgio Vieira de Mello da Agência das Nações Unidas para Refugiados. Tem experiência na área de Epistemologias críticas Decoloniais e afro-diapóricas aplicadas ao Direito Internacional e às Relações Internacionais, com ênfase em: 1) Direito Internacional e Relações Raciais; 2) Raça, branquitude e a de(s)colonização das Relações Internacionais; 3) Diáspora africana, migrações e refúgios.

Coordenação Executiva:


 

Patricia de Moraes Lima

Professora do Centro de Educação da UFSC na área Educação e Infância junto ao Curso de Pedagogia.Doutora na área da Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008).Pós-Doutorado na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação na Universidade do Porto- Portugal (2014-2015).Em 2016 desenvolveu Estágio Capacitação na FLACSO/Argentina/Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais e em 2023 na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira em Salvador / Bahia. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC desde 2014 e no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas e suas pesquisas convergem para os estudos das infâncias, direitos, etnografia, marcadores sociais da diferença e violências. Atua na produção de conhecimentos em pesquisa etnográfica com crianças na América Latina e nos PALOPs através do Núcleo GEPEI-Cnpq- onde é líder do Grupo desde 2016. No Centro de Educação /CED integra o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Violências (NUVIC). Integra a Secretaria Executiva da Cátedra UNESCO Antonieta de Barros : Educação para Promoção da Igualdade Racial e Combate ao Racismo (UFSC).

 

João Matheus Acosta Dallmann

Doutor em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (2018) e docente desde 2018 no Centro de Tecnologias e Saúde do Campus UFSC Araranguá. Desempenho o papel de Coordenador do ÌLERA – Grupo de Pesquisa e Extensão Antirracista em Saúde, além de ser Membro do Núcleo de Estudos Afro-Latino-Americanos, dos Povos Originários e Quilombolas da UFSC Araranguá. Coordenador do Eixo Educação e Saúde Antirracista da Cátedra Antonieta de Barros: Educação para Igualdade Racial e Combate ao Racismo, vinculada à UNESCO. Minha atuação como pesquisador concentra-se nas áreas de Educação e Desigualdades Sociais, Educação Popular em Saúde, Metodologia do Ensino e Métodos Qualitativos em Ciências Sociais e Humanas.

Vera Fátima Gasparetto

Doutora Interdisciplinar em Ciências Humanas (Área de Concentração Estudos de Gênero) pelo Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH-UFSC), Doutorado Sanduíche no Exterior (Capes) realizado em Moçambique, no Centro de Estudos Africanos/Universidade Eduardo Mondlane, onde é pesquisadora associada. Mestra pelo Programa de Pós Graduação em Sociologia Política (PPGSP-UFSC) na Linha de pesquisa Movimentos Socais e Participação Politica. Graduada em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS-RS). Pós-Doutora no PPGICH/UFSC, na área de Concentração Estudos de Gênero e Sexualidades (EGES), UFSC (Bolsista CAPES/PNPD). Iniciou uma nova pesquisa de Pós-Doutorado no PPGICH intitulada “Gênero, feminismos e poder no Sul-Sul: traçando diálogos entre Brasil e Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (1992-2023)”. É pesquisadora do Instituto dos Estudos de Gênero (IEG/UFSC) e do Laboratório de Estudos de Gênero e História (LEGH) e editora de Divulgação da Revista Estudos Feministas (REF). É coordenadora da Secretaria Geral do Seminário Internacional Fazendo Gênero 13. Atuou como educadora na Escola Sindical Sul da CUT onde criou os Programas “Gênero e Sindicalismo” e “Educação para a Comunicação”.Atuou como gestora pública em governos progressistas, como assessora de comunicação em entidades sindicais e como ativista pela construção de políticas públicas, sendo coordenadora da Conferência Nacional de Comunicação em Santa Catarina e Coordenadora e Relatora da Comissão que formulou o Plano Municipal de Política para as Mulheres em Florianópolis (2021). Realiza pesquisas na área de Movimentos sociais e participação política (Brasil, América Latina e África), Estudos de Gênero e Feministas, Feminismos Africanos, Movimentos feministas contemporâneos, Redes de pesquisa e de movimentos sociais, Desenvolvimento, território e políticas públicas, Artivismo, Comunicação e Ciberativismo, Estudos decoloniais, Educação Popular e Gênero.

 

 

Apoio Administrativo:

 

 

Jessica Saraiva da Silva

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da Comunicação e Informação- PPGTIC/UFSC. Assistente social reconhecida pelo Conselho Regional de Serviço Social 12 Região e especialista em Psicopedagogia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina. Experiência nas políticas de Assistência Estudantil e de Ações Afirmativas na Universidade Federal de Santa Catarina.  Atua como Assistente Social na Gestão de Pessoas/ CAP UFSC Araranguá. Membro da Comissão de Ações Afirmativas da UFSC e do Grupo Ìlera de pesquisa em antropologia e sociologia da saúde. Cofundadora do NEABI UFS/ ARA