Publicações recentes dos pesquisadores/as

“Direitos diante da Violência Política contra Mulheres: orientações sobre prevenção e responsabilização” – Guia elaborado pela Cátedra Antonieta de Barros

A publicação “Direitos diante da Violência Política contra Mulheres: orientações sobre prevenção e responsabilização” será lançada no dia 09 de junho, 18h, no Espaço Cultural Gênero e Diversidades, da UFSC (Rua Desembargador Vitor Lima, 45). O Guia é um instrumento criado a partir de uma pesquisa desenvolvida pela Cátedra Antonieta de Barros: Educação para a Igualdade Racial. Partindo da célebre fala da ex-presidenta Dilma Rousseff — “É verdade: eu sou uma mulher dura cercada de homens meigos” —, o livro traz à tona os obstáculos enfrentados por mulheres que atuam em espaços de poder e decisão ou que ocupam cargos de liderança na política.

Mais do que narrar casos, o guia busca fortalecer a atuação política das mulheres e apontar estratégias de enfrentamento às múltiplas formas de violência que incidem sobre elas, especialmente quando suas identidades são atravessadas por interseccionalidades. Mulheres negras, indígenas, LBTQIA+, com deficiência, ciganas e de comunidades periféricas são alvo de uma violência acumulada, que une machismo, racismo, capacitismo e outras formas de opressão.

A publicação ressalta que a construção de ambientes mais seguros e igualitários exige políticas públicas eficazes, mudanças culturais profundas e o engajamento da sociedade civil, além da implementação contínua de medidas de proteção. A pesquisa e o Guia foram financiados pela Secretaria Nacional de Articulação Institucional Ações Temáticas e Participação Política do Ministério das Mulheres.

Guia disponível: Direitos diante da Violência Política de Gênero ISBN !

 

 

 

     

 

 

 

                                                           


                                                                                                                                                                                                                                                                                                                       CAMINHOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS EM PESQUISAS NO CAMPO DAS RELAÇÕES RACIAIS

                                                                              o quê, por quê? com quem? como?

 

E-book centrado nas metodologias de pesquisas com o foco em relações raciais. Ebook disponível: aqui!

Organização: Joana Célio dos Passos e Zâmbia Osário dos Santos

 

 

 

 

 

 

 


Pesquisa:  “Metodologias para Políticas Públicas de Enfrentamento ao Racismo e Promoção da Igualdade Racial”

 

Coordenado pela Drª Patrícia de Moraes Lima, o relatório  “Metodologias para Políticas Públicas de Enfrentamento ao Racismo e Promoção da Igualdade Racial” apresenta um estudo abrangente sobre consórcios públicos municipais no Brasil e suas interseções com a política de igualdade racial. 

A pesquisa foi realizada com equipe de especialistas no campo das políticas públicas, às pesquisadoras Silvana Helena Granemann, Camila Araújo e João Carlos Nogueira sociólogo e Membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável e foi solicitada à UFSC pelo Ministério da Igualdade Racial (MIR)  através de um TED – Termo de Execução Descentralizada –, o projeto chegou a uma conclusão ao final do ano de 2024.

Com objetivo de reunir os resultados alcançados nas etapas prévias do trabalho, o relatório final apresenta  um modelo metodológico para fortalecer o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial/SINAPIR, a partir da escuta e socialização ampla de partícipes envolvidos e envolvidas em experiências de Consórcios Públicos no Brasil, com orientações para construção de uma portaria ministerial que prevê a  adesão ampla ao sistema,  visando o Pacto Federativo para Promoção da Igualdade Racial.

Sendo o primeiro projeto deste porte elaborado na UFSC, o projeto passou por desafios antes de sua finalização, pensando no diálogo entre universidade e MIR.

Para ler na íntegra o material, que se manterá como memória na Cátedra, acesse o relatório e o restante dos conteúdos a partir do link anexado ao final da matéria.

Relatório Completo, aqui.