-
Resultado final – Edital 02/2025 Estágio não obrigatório
Publicado em 08/05/2025 às 20:12A Cátedra Antonieta de Barros torna público o resultado final do edital 02/2025 – Edital Programa Abdias Nascimento.
Retificação do cronograma, aqui!
-
Retificação (05/05/2025) Edital02/2025 – Estágio Não obrigatório
Publicado em 05/05/2025 às 20:27A Cátedra Antonieta de Barros torna público a retificação do edital 02/2025 – Edital Seleção de processo de seleção de estudante de graduação para estágio não obrigatório na área de comunicação/2025.
Retificação, aqui!
-
Retificação Edital 01/2025 – Programa Abdias Nascimento (05/05/2025)
Publicado em 05/05/2025 às 17:02A Cátedra Antonieta de Barros torna público a retificação do edital 01/2025 – Edital Programa Abdias Nascimento.
Retificação do cronograma, aqui!
-
Edital de seleção de estudante para ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO área de comunicação /2025
Publicado em 08/04/2025 às 19:59A Cátedra Antonieta de Barros torna público edital 02/2025 – Seleção de processo de seleção de estudante de graduação para estágio não obrigatório na área de comunicação/2025.
Edital Retificado e prorrogado, Aqui !
Edital Completo: Aqui!
Inscrições homologadas, aqui!
Resultado preliminar, aqui!
Retificação (05.05.2025), aqui!
Resultado final, aqui!
Contato: catedraantonietadebarros.ufsc@gmail.com
-
Cátedra na escola! Cursos de formação continuada para educação básica
Publicado em 08/04/2025 às 16:54A Cátedra Antonieta de Barros por meio do Eixo Educação das Relações Étnico-Raciais está desenvolvendo projeto na Escola Municipal José Jacinto Cardoso no bairro Serrinha, coordenado pelos professores Jeane Silva e Marcelo Tragtemberg da UFSC.
O projeto teve início em agosto de 2024 e pretende estabelecer uma cooperação entre a UFSC e a escola como o objetivo de melhorar os índices de sucesso escolar dos estudantes da comunidade que são em sua maioria negros e/ou migrantes.
Cursos de formação continuada nas áreas da Alfabetização Humanizadora, Etnomatemática e Educação das Relações Étnico-Raciais já estão sendo oferecidos aos docentes e equipe pedagógica em encontros mensais. Os cursos objetivam capacitar docentes da educação básica sobre a necessidade do cumprimento das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 que visam à promoção da igualdade racial e da justiça epistêmica, debatendo caminhos possíveis para a implementação de uma educação antirracista.Cursos de formação continuada nas áreas da Alfabetização Humanizadora, Etnomatemática e Educação das Relações Étnico-Raciais.
Coordenação do projeto: Jeane Silva e Marcelo Tragtemberg
Contato: catedraantonietadebarros.ufsc@gmail.com
-
Lançamento do Livro – Relações Étnico-raciais na Creche Ubuntu (24/04/2025)
Publicado em 08/04/2025 às 11:37A cátedra Antonieta de Barros convida todas as pessoas da comunidade universitária e sociedade civil para prestigiar o lançamento do livro: Relações étnico-raciais creche Ubuntu.
Cronograma do evento
18h- Abertura atividade cultural
18h30 – Mediação Rúbia Demétrio – Coordenadora Eixo Educação e Direito às infâncias da Cátedra Antonieta de Barros – apresentação da atividade de Lançamento
18h45- Palestra – Relações étnico-raciais na Educação Infantil, com a autora Vera Vasconcellos (UERJ)
19h30 – Coquetel do Lançamento do Livro
Local: Auditório NDI UFSC
Evento Gratuito!
Organização: Eixo Educação e Direito às Infâncias da Cátedra Antonieta de Barros
Apoiadores: GEPEI, NUVIC, ALTERITAS, LITERALISE
-
Seminário Permanente direito e diversidade – PUIC/UNAM
Publicado em 08/04/2025 às 11:20Seminário Permanente direito e diversidade – PUIC/UNAM
25 de fevereiro de 2025, a equipe de intercambistas vinculados ao Programa Abdias Nascimento participaram do Seminário Permanente direito e diversidade – PUIC/UNAM, na cidade do México, com apresentações de trabalhos desenvolvidos durante a mobilidade acadêmica entre as instituições.
A diretora-geral da Cátedra Antonieta de Barros, Drª Joana Célia dos Passos e o coordenador Executivo,Drº João Mateus Acosta Dallmann participaram remotamente do evento que busca promover a internacionalização, a troca de saberes e a parceria entre as instituições. -
Lançado edital de Mobilidade Acadêmica – Programa Abdias Nascimento 2025
Publicado em 13/03/2025 às 16:342025
Prezadas/os,
A Cátedra UNESCO de Educação para a Igualdade Racial / Cátedra Antonieta de Barros: Educação para a Igualdade Racial e Combate ao Racismo torna público o edital Abdias Nascimento Edição 2025.
O presente edital reserva uma cota mínima total de 50% das vagas para Ações Afirmativas (AA): mulheres (cis ou trans) ou pessoas autodeclaradas pretas, pardas, indígenas, quilombolas, deficientes ou com transtorno global do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação.
A candidatura às bolsas está disponível a estudantes de mestrado e doutorado regularmente matriculados(as) nos PPGs da UFSC, prioritariamente nos Programas de Pós-Graduação em Educação, Psicologia, História, Antropologia, Direito, Física, Relações Internacionais, Tradução, Interdisciplinar em Ciências Humanas e da UFRB, prioritariamente, nos Programas de Pós-Graduação em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas e Política Social e Territórios.
Saiba mais, AQUI!
-
Disciplinas sobre relações étnico-raciais ampliam-se na UFSC
Publicado em 12/03/2025 às 19:02Prezadas/os,
Através de busca on-line, realizada no início de março de 2025, consultando os sites dos Centros de Ensino e suas respectivas páginas de Programas de Pós-Graduação (PPG), foram encontradas 11 disciplinas com temas étnico-raciais em oferta no semestre 2025.1.
Para verificar as disciplinas indicamos uma lista de disciplinas . Acesse AQUI!
-
Primeiro Feriado da Consciência Negra Celebra Conquistas e Avanços na Igualdade Racial
Publicado em 19/11/2024 às 16:13Após décadas de luta, celebramos o marco histórico de ter o dia 20 de novembro, Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, oficialmente reconhecido como feriado nacional. Neste contexto, a busca por reconhecimento e reparação histórica em Santa Catarina conta com a Cátedra Antonieta de Barros da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), sob a direção da vice-reitora Joana Célia dos Passos.
Este projeto pioneiro integra-se à Organização das Nações Unidas, além de outras instituições acadêmicas e movimentos sociais, na construção de um Brasil fundamentado na igualdade racial, na memória, no respeito e nos direitos.
Neste ano, além de celebrarmos o primeiro feriado nacional, comemoramos também a oportunidade de estudantes negros da pós-graduação da UFSC, beneficiados pelo Programa Abdias Nascimento da CAPES, em mobilidade acadêmica para o exterior. Orgulhamo-nos imensamente desta trajetória de conquistas de direitos.
Com respeito e amor, reverenciamos nossos ancestrais, certos de que Antonieta de Barros e Abdias Nascimento estão simbolicamente presentes com os estudantes na Universidad Nacional Autónoma de México, assim como permanecem ao lado daqueles que continuam a lutar pela promoção da igualdade racial e combate ao racismo.